terça-feira, 14 de dezembro de 2010

4º momento de avaliação

Explicação:
a) As perguntas constantes neste post constituem o 4º momento de avaliação.
b) Estas devem ser respondidas e entregues por e-mail ou presencialmente até às 12h de dia 3 de Janeiro ( turma de Cinema) ou de dia 4 (Ciências da Comunicação).
c) Em caso de dúvidas, devem contactar a docente.

Exercício 1.
A partir da imagem que se segue, identifique os tipos de mensagens encontrados por Roland Barthes na imagem publicitária.


Exercício 2.
Defina relações sintagmáticas e relações paradigmáticas. Exemplifique.

Exercício 3.
Defina "função-signo". (Antes de responder a esta questão leia "O signo -aproximações e confrontos entre as teses de Saussure e Barthes" de Marta Alves de Oliveira: http://aquele.do.sapo.pt/fbaul/3966signoXX.pdf)

Cotação das questões:
1- 1,5 valores
2 -2,0 valores
3 -1,5 valores

12 comentários:

Anónimo disse...

Olá prof.

O 1º exercício implica identificar os tipos de mensagens presentes e respectiva descrição?

Anónimo disse...

Sra professora,

O texto de Marta Alves de Oliveira está confuso, podia simplificar por favor?

Bem Haja

Link disse...

1-devem dizer quais os tipos de mensagens encontrados por r.barthes, depois defini-los e identificá-los na imagem.
2-qt ao texto, só precisam de ler a parte sobre a fuinção-sigo que é bastante clara ou então procurarem outras fontes de informação.

Anónimo disse...

BOA TARDE,
É importante na questão três falarmos de conotação e denotaçao?

Link disse...

Não necessariamente.

Anónimo disse...

Professora deixei o meu manual de semiotica na covilha e nao tenho como o arranjar. Queria pedir-lhe para o enviar pro meu mail: catiaaoliveira@hotmail.com
Obrigada*

Link disse...

O link para o manual já estava no blog:http://www.bocc.ubi.pt/pag/fidalgo-antonio-manual-semiotica-2005.pdf

Link disse...

O link para o manual já estava no blog:http://www.bocc.ubi.pt/pag/fidalgo-antonio-manual-semiotica-2005.pdf

Anónimo disse...

professora quando vão sair as notas dos teste que fizemos?

Anónimo disse...

professora, qual é o seu mail?

Link disse...

ivvone@gmail.com
As notas do 2º e 3º mini-teste saem esta semana.

Anónimo disse...

Ola professora,

Estou com dificuldades de enviar meu teste, acredito que seja o computador que estou utilizando. Alem disso nao tenho certeza do email para enviar, tenho um onde tive o primeiro contato contigo. Caso nao receba meu trabalho peòo por favor que me envie seu email para eu envia-lo corretamente.
Segue meu contato: lexdax@gmail.com

Alex Dax
Ciencias da Comunicaçao